top of page
Buscar
  • Foto do escritorEixo Público

Plano de Marketing: a maneira mais efetiva de conquistar os objetivos da sua ONG

Não sabe muito bem o que precisa de atenção na sua ONG? Ou então, quer muito alcançar um objetivo mas parece muito difícil e complicado? Aí entra o plano de marketing para te ajudar!

Para especialistas como Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper (Instituto de Pesquisa e Ensino) e Marcos Bedendo, professor de marketing estratégico da ESPM, o uso do Plano de Marketing é essencial para valorizar a empresa.



 

O que é o plano de marketing?


Em resumo, este planejamento detalha as ações necessárias a fim de alcançar uma ou mais metas da instituição. Este guiará as ações estratégicas, de acordo com o foco escolhido: a própria instituição ou algum serviço/produto oferecido pela mesma.

Portanto, o plano de Marketing pode ser considerado uma ferramenta de gestão para a instituição se manter relevante no setor em que está inserida por meio de estratégias competitivas de Marketing.

É importante ressaltar que os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos, sendo interessante revê-lo com certa constância para que ele continue fazendo sentido. Além disso, ele precisa ser adequado para o seu tipo de negócio. Por isso, Bedendo também alerta: “Alguns empreendedores têm um feeling e bom senso para montar o seu próprio plano. Entretanto, o acompanhamento de um especialista para elaborar as estratégias é recomendável”.

O plano de marketing como investimento em tempos de pandemia


Devido às inúmeras vantagens desse tipo de planejamento, ele é perfeito para saber lidar com seu negócio e se torna ainda mais vantajoso para saber como seguir e tomar decisões corretas em tempos tão confusos. Com ele, é possível obter uma visão mais ampla do que está dando certo e errado no caminho até seu objetivo e levando em consideração o cenário interno e externo, sendo, portanto, ferramenta essencial para continuar evoluindo, mesmo no meio de uma crise.



 

Então, quais são suas principais vantagens?

Que resultados trazem à sua instituição?


1. Melhor posicionamento da marca

O plano permite analisar o setor, entender as necessidades e desejos do público-alvo e, com isso, traçar uma estratégia que permita que a marca se comunique melhor tanto com o setor quanto com o seu público. Desta forma, ele conseguirá um melhor posicionamento.

2. Melhora nas vendas

A partir do momento em que a instituição consegue desenvolver uma comunicação de qualidade com o seu público, ele, como consequência, será incentivado à doação e fidelidade com a ONG. Afinal, o público entenderá porque é necessário e ainda terá uma ligação emocional com a mesma.


3. Otimização dos recursos

O plano ainda possibilita que os recursos financeiros possam ser otimizados. Isso porque o documento levará em consideração para qualquer ação diversas variáveis. Tudo será extremamente calculado visando reduzir os riscos de recursos financeiros e sua otimização.


4. Reduzir erros estratégicos

Isso ocorre porque o plano detalha informações relevantes sobre cenário interno e externo, fazendo com que as decisões tomadas sejam mais assertivas.


5. Maior controle financeiro da divulgação

Um controle financeiro desregulado pode acabar prejudicando muito o negócio, pois investir sem saber o quanto e não saber o retorno do investimento é atuar sem qualquer direção. O plano possibilita que o investimento em marketing seja direcionado de forma adequada e mensurada. Com isso, fica claro se a instituição está indo no caminho certo ou não.


O que achou desta ferramenta? Precisa de ajuda para implementá-la?

A Eixo Público é capacitada para isso! Queremos te ajudar a alcançar os objetivos da sua instituição (até mesmo durante tempos pandêmicos)!

Faça um diagnóstico sem compromisso conosco!





133 visualizações0 comentário
bottom of page