A todo momento diversos projetos são realizados ao redor do mundo, milhares de pessoas se esforçando ao máximo para trazer para a realidade suas melhores ideias e invenções. Para isso, métodos e modelos são criados como objetivo de ajudar toda a comunidade empreendedora a atingir seus objetivos com os seus projetos.
Hoje falaremos de uma gigante da metodologia ágil, que trabalha de uma forma intuitiva e dedicada que com certeza pode ter mérito ao aplicar na sua gestão de projetos: a metodologia SCRUM.
O que é SCRUM?
Como uma metodologia em ascensão, o SCRUM é uma metodologia ágil que busca a finalização de um projeto de maneira rápida, de melhor qualidade e em uma comunicação contínua e diária com os membros da equipe corrigindo todos os seus problemas ao longo de sua execução.
Começamos com uma visão inicial do projeto. Reuniões com o cliente, definição das suas dores e mais, já são partes comuns de qualquer projeto sendo executado, pensar em suas problemáticas e como resolver é parte do cotidiano empresarial. A diferença no SCRUM é que em sua execução temos dois responsáveis principais. O Product Owner, o dono do projeto que irá decidir a equipe, e o SCRUM Master, alguém que conhece de cor e salteado a metodologia SCRUM. Esses cargos podem, ou não, pertencer a mesma pessoa.
Uma vez definidos o Product Owner e SCRUM Master, vamos à divisão de tarefas. Cabe agora ao diretor do projeto separar, segundo as habilidades de cada membro, os objetivos e metas de cada integrante e o período estipulado para a conclusão das etapas. Tudo deve ser catalogado no Product Backlog, uma lista que pode ser alterada e deletada conforme novas demandas aparecem e somem.
Um acompanhamento visual é interessante, algo prático e transparente, como o uso de ferramentas como Kanban, Trello ou até mesmo um quadro físico no modelo presencial. O importante é que com as prioridades e objetivos de cada integrante definidos, o progresso de cada um possa ser acompanhado a qualquer momento.
Agora, começamos realmente o método SCRUM. Devemos a partir de agora definir os SPRINTS, períodos de trabalho que são definidos e seguidos a risca, definidas numa Sprint Planning Meeting. Podendo durar de 1 a 4 semanas, ou 7 a 30 dias, quando o Sprint se inicia, a etapa sai do Product Backlog para o Sprint Backlog. As reuniões devem ser feitas diariamente para permitir a transparência e coesão entre a equipe ajudando com que todos consigam entender o que já foi feito e o que ainda precisa de atenção.
No fim de todo o processo de um Sprint, deve-se revisar os ciclos, para que todos possam avaliar o processo de execução e sua performance, quais desafios enfrentaram e como solucionaram os obstáculos. O feedback é apreciado e será extremamente importante para a execução e sucesso dos próximos Sprints e do projeto como um todo.
Agora, com toda essa explicação, quais são as vantagens de usar a metodologia SCRUM?
Procurando diminuir o tempo de entrega e aumentar a flexibilidade dos membros para a conclusão de atividades, o SCRUM pode ser aplicado a qualquer momento. O aumento na eficiência e produtividade da empresa, combinada com a redução de custos são alguns dos benefícios possíveis quando esse método já se torna parte do dia a dia da empresa, e é aplicado logo no início de um possível projeto.
No final das contas, o SCRUM não é muito difícil, não é? Acreditamos que esse conteúdo possa ser útil para todos, não só na sua organização empresarial, mas quem sabe na sua vida? Já usou o SCRUM antes? Acha a ferramenta útil? Comente! Queremos saber a sua opinião!
Texto por M. C Moreira
Eixo Público Consultoria Júnior.
Yorumlar