Buscar
  • Eixo Público

Marketing Digital para o terceiro setor: uma das necessidades para engajar a sua ONG


O que é marketing digital?

A comunicação digital entre uma empresa e o seu público-alvo é a chave para o sucesso definitivo do terceiro setor. No caso das ONGs, é sabido que motivar e atrair pessoas para contribuir com elas através do impacto social que elas podem causar (por meio de ações e doações) é uma necessidade constante dessas empresas sem fins lucrativos. Porém, com o avanço da tecnologia, o caminho para alcançar tal engajamento mudou! Nesse artigo você vai entender a importância da elaboração de um marketing digital eficiente para a sua empresa, como alcançá-la e quais os resultados e benefícios decorrentes disso.



Como o marketing digital pode ajudar sua ONG?

Segundo dados do IBGE de 2018, o Brasil tinha 820 mil ONGs. Esse número demonstra como a concorrência para a atração de membros voluntários pode ser acirrada. Com a implementação de um marketing digital bem pensado, a sua ONG pode ultrapassar barreiras e aproximar a distância entre a sua empresa e possíveis investidores. Essa alternativa pode ser eficaz pois gera sensibilidade ao público.

Além de ser capaz de associar a identidade visual da empresa com valores humanitários simbólicos, o marketing digital é eficiente na promoção do que a ONG trabalha de fato, ou seja, quem são as pessoas impactadas com os seus projetos sociais. Tudo isso se mostram, portanto, etapas essenciais para que o voluntariado de sua ONG cresça consideravelmente. Contudo, não apenas de novos voluntários se vive uma ONG! Também é necessário a captação de recursos para que a ONG consiga seguir com seus projetos e administrar todos os recursos.


Plano de marketing: como isso pode ajudar no desenvolvimento da sua ONG?


Já vimos que o marketing digital é importante para que a ONG consiga se manter (através das doações obtidas com a captação de recursos provenientes de doadores e investidores) e, principalmente, se desenvolver (por meio da adesão de novos voluntários para os projetos sociais e para a administração da ONG como um todo). Entretanto, o caminho até essa realidade deve ser muito bem traçado! Para tal, é necessária a criação de um ​plano de marketing​.

Tendo uma visão para além do marketing digital, a análise de critérios para desenvolver uma área da sua ONG deve ser feita com bastante cuidado. Seja para impulsionar a área administrativa ou de projetos, o plano de marketing nada mais é do que um planejamento das ações tomadas, buscando alcançar determinado objetivo. Dessa forma, o plano pode ser considerado uma ferramenta inteligente de gestão para que a sua ONG desenvolva um conteúdo marketing pensado a longo prazo. As decisões tomadas no plano de ação vão influenciar desde o planejamento até a execução das campanhas.

DICA: Tais ações precisam estar alinhadas com a situação atual do mercado e com as tendências para o futuro das organizações não-governamentais!!


Membros voluntários: quem são? Como conhecê-los?

Conhecer à fundo qual o seu público-alvo é essencial para definir qual o conteúdo abordado nas ferramentas do marketing digital. Quem é o seu público-alvo? Como ele se comporta? Qual a idade dele? Onde está localizado? Essas são perguntas que dão uma "cara" aos colaboradores da sua ONG. Saber que é importante obter tais respostas é um primeiro passo antes da elaboração do seu marketing digital, afinal, ​para saber ​o que deve ser dito, antes de tudo deve se saber ​quem se interessa em ouvir o que a ONG tem a dizer!


Exemplo de pesquisa sobre o voluntariado



Marketing digital: estratégias no contexto do terceiro setor

O marketing digital pode oferecer diversas opções para que a sua ONG crie um canal de comunicação com o seu público-alvo. Abaixo você confere algumas dessas alternativas de engajamento, que além de simples, podem ser importantíssimas para a promover maior visibilidade para a sua ONG!


Site:

Ter um site engajado que transmita segurança, envolvimento e simplicidade, definitivamente é um dos pontos-chave para motivar a doação do público. Tendo isso em mente, investir em um um website com conteúdo de qualidade e sempre atualizado é essencial.

DICA: O marketing de conteúdo é uma boa alternativa para que o site possa gerar interesse no público-alvo da ONG! Se trata da criação de conteúdo (artigos, vídeos, matérias, e-books) que seja relevante e interessante para quem o consome - ou seja, os futuros membros voluntários ou possíveis doadores.


Newsletter:

Para manter os voluntários presentes e ativos na sua ONG, a criação de uma newsletter pode ser uma ferramenta bastante eficaz. Newsletter nada mais é do que um tipo de distribuição periódica de e-mails feita por assinatura gratuita. Basta gerar um botão de cadastramento no site da sua ONG e produzir o conteúdo desejado!


Redes Sociais:

Com o intuito de promover os projetos da ONG, ou seja, com o objetivo de torná-los mais palpáveis para o público-alvo, a criação das redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram, principalmente) da ONG é bastante importante para que o público esteja por dentro do que acontece no dia-a-dia da sua empresa.


Agora você acredita no potencial do marketing digital? Você possuiu plano de marketing bem consolidado para a sua ONG?


A ​Eixo Público Consultoria Jr​ pode te ajudar!

Nós da ​Eixo Público Consultoria Jr, ​estamos trabalhando para solucionar os principais gargalos do terceiro setor, como a falta de um plano de marketing que supra as necessidades de captação de recursos e da falta de mantenedores e voluntários.


Se interessou e gostaria de saber mais?

Faça um diagnóstico sem compromisso conosco, estamos te aguardando!









0 visualização
Visite também nossas redes sociais!
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram