top of page
Buscar
  • Foto do escritorEixo Público

Mapeamento de Processos: Sua importância no Setor Público.



Sabemos da importância da organização de projetos, desenvolvimento de metas e resultados de um produto dentro das instituições, e é para isso que existe o mapeamento de processos. Sabendo sua importância, diante dessa perspectiva, será abordado mais sobre o assunto e apresentado como essa ferramenta se torna crucial paro o setor público para realização de projetos de sucesso.



Mas então, o que é mapeamento de processos ?

Primeiramente, mapeamento de processos é uma forma de organização de processos de uma instituição. É uma forma de organização e até de controle de todos os passos-chaves do funcionamento da instituição. Simplificando, mapeamento de processos é o desenho dos processos de uma organização através de fluxogramas.


Porque o setor público necessita de mapeamento de processos?

Esses processos se tornam importantes já que todas as instituições possuem metas a serem atingidas, e é diante do mapeamento de processos que podemos gerar os resultados e os produtos esperados, tendo assim uma melhor gestão empresarial, pode ser usado também como reconhecimento de gargalos, ou seja, fazer um mapeamento de todos os processos de sua organização ajuda a reconhecer de onde está o problema central de sua organização. É com ele então que você irá descobrir novos insights, para que seu negócio possa amadurecer e evoluir, através de análises que irão identificar e resolver seus problemas.

Como o Mapeamento de processos pode aumentar a produtividade do setor público ?

A maioria dos problemas estão ligados a produtividade do setor, tarefas que não conseguem ser entregues, ou que para serem entregues exigem muita burocratização, e é então que o mapeamento pode ser usado como redutor desses problemas.

As vantagens da realização do mapeamento de processos são: correção de falhas, identificação de melhorias, mudanças positivas no método de trabalho, aumento de produtividade, redução de desperdícios e claro, como o ponto mais importante: a redução de custos.

Cada um desses processos impactam diretamente no funcionamento da organização, como a redução de custos que acaba garantindo maior eficiência na execução das atividades.


Quais os riscos de não efetuar um mapeamento de processos no setor público?

O problema é que quando os seus processos não estão mapeados corretamente toda a eficiência e eficácia de sua organização estão colocados em riscos, muitos problemas podem ser apresentados, entre eles a desorganização e a queda de produtividade, a desmotivação da equipe, além de uma repetição de tarefas que ocasionarão um grande perda de tempo e dinheiro.


Você está realmente fazendo um mapeamento de processos eficiente? A sua instituição está batendo metas e alcançando os objetivos esperados?

A Eixo Público Consultoria Jr pode te ajudar!

Nós da Eixo Público Consultoria Jr, estamos trabalhando para mudar essa perspectiva no setor público e ajudá-los em seus projetos, planos e novos desafios da gestão pública, auxiliando-os e analisando cada aspecto da sua instituição, para uma melhor gestão dos processos administrativos e afins.

SE INTERESSOU? QUER SABER MAIS? (SEM COMPROMISSO)

FAÇA UM DIAGNÓSTICO CONOSCO!

106 visualizações0 comentário
bottom of page