Buscar
  • Eixo Público

Cultura Organizacional, qual sua importância e como implementar na sua instituição?

Mas o que é cultura organizacional?

Cultura Organizacional, é o acompanhamento da visão dos funcionários sobre a instituição, uma percepção coletiva por meio de estruturas, sistemas e processos e valores, basicamente é o interesse em saber os sentimentos, desejos e as pensamentos dos seus colaboradores afim de uma maior produtividade, qualidade total dos serviços e vitalidade empresarial.



Mas eu tinha ouvido falar em Gestão estratégica, como tudo se relaciona ???

Bom é bem simples, quando sua organização está passando por dificuldade de entregas de resultados, que estão diretamente ligadas a motivação dos seus membros, satisfação na sua área, várias ferramentas são usadas afim de realizar uma análise e encontrar o ponto inicial do problema e tomar medidas estratégicas para resolver os problemas listados, essa ferramenta é a Gestão estratégica e dentro dela que vemos projetos como cultura organizacional ou até a pesquisa de clima.

Tipos de Clima Organizacional:

Temos três tipos de clima organizacional: Neutro/ Baixo/ Alto, como o próprio nome já diz, o alto são pessoas engajadas e felizes que estarão entregando seus resultados, pessoas que se encaixam no tipo neutro, não estão felizes e nem triste, levam como uma responsabilidade, e simplesmente quando mandadas, realizam, mas com um nível mais baixo, já o último tipo é composto por pessoas totalmente desmotivadas e ineficientes.



Os fatores que podem definem os níveis das pessoas dentro da organização são:

· Convivência familiar;

· Saúde física e mental;

· Vida social;

· Situação financeira.

· Confiança na liderança;

· Relacionamento com os demais colaboradores;

· Motivação;

· Autonomia em sua função;

· Estrutura e regras organizacionais;

· Estabilidade no emprego;

· Desenvolvimento profissional;

· Identidade com a cultura organizacional;

· Reconhecimento;

· Eficácia da Comunicação Interna;

· Transporte ao trabalho e para a casa.


Afinal, qual a importância do clima organizacional?

O clima organizacional de uma instituição nada mais é que o reflexo dos trabalhos desenvolvidos por esta. Com um bom clima organizacional, uma base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado será criado, que lhe habitara a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial. O clima em uma instituição já existe, e isso influencia diretamente resultados, propósitos, motivação, a ideia então não é criar um clima, mas melhora-lo, conseguir trazer a aderência de seus membros, afinal aquele trabalho que é realizado com vontade e satisfação oferece níveis altos de resultados oferecidos pela instituição de forma geral.



A cultura organizacional da sua instituição está sendo eficiente? A sua instituição está batendo metas e alcançando os objetivos esperados?

A Eixo Público Consultoria Jr pode te ajudar!

Nós da Eixo Público Consultoria Jr, estamos trabalhando para mudar essa perspectiva no setor público e ajudá-los em seus projetos, planos e novos desafios da gestão pública, auxiliando-os e analisando cada aspecto da sua instituição, para uma melhor gestão dos processos administrativos e afins.

SE INTERESSOU? QUER SABER MAIS? (SEM COMPROMISSO)

FAÇA UM DIAGNÓSTICO CONOSCO!

26 visualizações

Horário de atendimento 

Atendimento

De segunda à sexta-feira das 8h às 18h

Telefone: (11) 98860-1818

Endereço: Rua Pedro Zaccaria, 1300 -

Jd. Santa Luiza, Limeira - SP, 13484-350

Visite nossas redes sociais!
  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn Social Icon