top of page
Buscar
Foto do escritorEixo Público

Teorias das Lideranças

Durante a história da humanidade, grandes líderes foram responsáveis por mudanças imensas na sociedade de modo que seus nomes ficaram na história. Alexandre, o Grande, Napoleão Bonaparte, Maria Quitéria, Mahatma Gandhi, Martin Luther King e mais, mas qual é a conexão entre o comportamento desses líderes? O que os torna líderes?


Esses questionamentos foram o que motivaram diversos pesquisadores a estudarem o comportamento de decisões de diversos grupos de líderes ao redor do mundo por anos, criando as Teorias das Lideranças. Aqui estão algumas das teorias principais acumuladas durante os anos que podem ajudar desde o mais novo membro da sua equipe até o atual líder, a evoluir como líderes, afinal, podemos sempre melhorar.

Uma das primeiras teorias é a Teoria do Grande Homem. Na visão de Thomas Carlyle, autor dessa teoria, um líder já nasce com as características necessárias para liderar, essas não são aprendidos. A teoria de 1840, ainda que sem provas científicas, pode mostrar como as visões sociais de liderança podem mudar ao longo do tempo.


Teoria dos Traços já aborda de um modo diferente. Nessa teoria o líder é formado por traços, características que alteram de indivíduo para indivíduo, mas que os líderes têm em comum. Traços fisiológicos, demográficos e socioeconômicos, intelectuais, relação com a tarefa, sociabilidade, personalidade e mais.


As Teorias Comportamentais foram estudos feitos por diversas fontes que exemplificam como a liderança vai depender do comportamento e decisões do líder. Duas características muito presentes nos estilos de lideranças observados é o foco no objetivo, trabalho e o outro focado nos membros.


A Teoria da Liderança Contingencial parte do pressuposto que não existe uma maneira de liderar, sua liderança irá depender da sua situação. Um bom líder sabe analisar seu comportamento, características e situação, não só suas próprias como de outros membros para assim tomar decisões adequadas com os seus objetivos.


Por fim, na Teoria contemporânea da liderança, ela é desenvolvida, considerando a mudança rápida nas tecnologias, comportamentos e globalização, os melhores métodos para lidar os seus membros estão em constante mudança, sendo difícil decidir qual é o melhor modo. A liderança tem várias abordagens e camadas, não podendo ser focada e desenvolvida em uma só.


Agora, com toda essa explicação, quais são as vantagens de saber sobre as teorias da liderança?


Alguns membros lidam melhor com diferentes métodos, nos projetos cabe ao líder entender qual liderança funciona melhor em cada situação. Após entender seu ambiente, as diferentes teorias podem ajudar a se organizar e colaborar., tornar a equipe flexível e eficiente. Aprender sobre as teorias da liderança permite uma análise mais aberta sobre os seus membros e qual teoria melhor se aplica para a sua situação, além de uma conscientização da sua própria performance podendo mudar e melhorar.

Se interessou pelas teorias trazidas hoje? Já conhecia alguma? Comente! Adoraríamos saber sua opinião sobre o assunto de hoje.


Texto por Maria Clara Moreira


Eixo Público Consultoria Júnior.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page