Você já ouviu falar da racionalização de despesas e custos? Não? Não perca mais tempo! Conhecer esse método é fundamental para um bom reconhecimento das finanças e consequentemente, maior economia, investimento nas áreas corretas, além de muitos outros benefícios.
Segundo a EloGroup - empresa de gerenciamento e transformação organizacional, atuante em 12 países - a racionalização de despesas e custos pode ser definida como um método de análise de despesas de uma organização de maneira matricial (a análise é feita transversalmente) de modo a identificar oportunidades de economia, definir planos de ação e acompanhar resultados financeiros através de um controle cruzado.
Certo, já entendi o conceito! Mas quais as vantagens desta análise matricial?
Segundo a mesma empresa, a análise transversal resulta em uma visão macro das áreas de uma empresa, sendo assim, planos em conjunto podem ser criados, por exemplo, gerando muito mais lucro e organização do que se cada área adotasse um plano diferente para a mesma demanda.
Além disso, outras vantagens são: um exame detalhado dos dados obtidos para a criação de metas específicas, melhoria de base de dados e consequentemente, de tomada de decisão, entre outros.
E como ela se aplica ao setor público?
No setor público, muitas vezes esse serviço é conhecido como “Gerenciamento Matricial de Despesas” e é realizado dentro de um modelo de orçamento conhecido como “Orçamento Matricial”, que é muito utilizado em Tribunais, por exemplo. Dentro dos muitos métodos de gestão orçamentária, o Orçamento Matricial ganhou destaque no judiciário brasileiro devido à grande possibilidade de ganho vislumbrada.
Ainda sobre o 1.º setor, é utilizado com essa análise, mais duas ferramentas que em conjunto, formam o Orçamento Matricial. Estas são o “Diagnóstico de Desempenho Operacional” e “Gerenciamento Matricial de Receitas”.
Percebeu como a racionalização de despesas é uma grande aliada na tomada de decisões financeiras? Quer uma ajuda para implementá-la?
Podemos te ajudar! Marque uma reunião de diagnóstico gratuita com a Eixo Público!
Comentários