Buscar
  • Eixo Público

Planejamento Estratégico: tudo que você precisa saber para a sua ONG atingir resultados!

Atualizado: 11 de Jul de 2019


Todos nós sabemos que o planejamento estratégico é essencial para qualquer tipo de organização, seja ela uma empresa corporativa ou instituição pública. Nessa perspectiva, vamos abordar um pouco sobre o quão importante é ter um planejamento estratégico nas Ongs, principalmente aquelas que necessitam de um caminho para melhores tomadas de decisões, modificações ou criação de novas estratégias!


Mas afinal, o que é Planejamento Estratégico?


O planejamento estratégico é caracterizado por uma construção de ideias que visam: criar, modificar e atingir objetivos com base na tomada de decisões pelos agentes.


Nesse sentido, muitas Ongs , principalmente as mais vulneráveis, necessitam de um alinhamento prévio sobre suas metas e objetivos que serão realizados ao final do trimestre, semestre ou até mesmo no ano. Para isso, é necessário saber o que fazer e o que não fazer a fim de alcançar esses resultados...



“ Tá, mas eu ouvi falar que a cultura organizacional tem a ver com o Planejamento Estratégico, isso é verdade?”


Sim!! A cultura organizacional tem tudo a ver com o planejamento estratégico das uma Ongs, visto que a construção de muitas estratégias são falhas hoje em dia. Nesse sentido, pode-se afirmar que é muito difícil executar uma estratégia que esteja a par da cultura organizacional da sua instituição, pois elas precisam andar alinhadas e focadas no mesmo objetivo, fluindo em conjunto para melhores resultados.


Portanto, ao falarmos sobre planejamento estratégico, a cultura organizacional serve como orientação, porque seria o primeiro caminho a ser trilhado no presente para a elaboração de projetos futuros, não perdendo o foco principal: atingir a meta e objetivos inicialmente estabelecidos. Desta forma, é possível afirmar que 50% do seu sucesso está diretamente relacionado a cultura organizacional, os outros 50% se remetem ao esforço exercido pela organização, sua equipe e colaboradores.


Leve o bom humor e a empatia todos os dias para seu ambiente de trabalho!!



Qual a importância do planejamento estratégico em conjunto com as metas?


O planejamento estratégico é muito importante para a construção, reversão e desenvolvimento da realidade de uma ONG e que exige uma leitura da situação atual da instituição feita de maneira crítica, coerente, completa, sistemática e compreensível a fim de atingir os melhores resultados possíveis.


Além disso, ele é essencial para o desenvolvimento do alcance de médio a longo prazo da instituição, pois quando há uma construção estratégica visando um objetivo, fica bem mais fácil trabalhar e executar as tarefas. Nesse sentido, seria necessário criar um cronograma de metas e indicadores que desleixam essas pequenas atividades a fim de construir algo grande no futuro.


Desse modo, uma importante etapa do planejamento estratégico é o plano de ação, em que todos os processos começam a rodar e a equipe coloca a mão na massa!


A composição das metas deve medir: Resultados de curto prazo

Porque, quando se tem produtos de esforços a curto prazo, isso faz com que os resultados seguintes se concretizem mais rápido e com mais eficiência.


Construção de mudanças

A formulação e o andamento de novas das atividades tem mostrado mudanças positivas nos processos da sua instituição?


Aquisição de novas competências

Com toda essa correria do dia a dia, buscando conhecimento e novas ferramentas para atingir os resultados, você adquiriu novas competências? Se sim, isso demonstra a evolução da sua ONG junto ao seu aprendizado que contribuiu para que ela esteja onde ela está e ainda, o lugar que ela irá alcançar!


Agora pense na sua ONG: como anda a gestão de metas dentro da sua instituição? E principalmente, como elas são definidas? É importante refletir sobre isso, pois as metas são essenciais para a execução do plano de ação.


Quais os riscos de não fazer um planejamento estratégico na sua instituição?


Os riscos de não fazer um planejamento estratégico são grandes, visto que, sem ele, dificilmente serão definidas ações que estejam alinhadas com os objetivos a longo prazo; o trabalho passa a ser executado de uma forma mecânica e sem uma profunda análise de mercado - no caso de uma ONG, a sociedade.


Então, podemos facilmente analisar que a falta de planejamento gera uma cadeia de desafios para a sua gestão, podendo até a culminar com o fechamento da instituição.


Instituições que não realizam planejamento estratégico estão facilmente destinadas a apresentar problemas como:


  • Possuir baixas margens de lucro (planejamento financeiro falho)

  • Não conseguir inovar (com o planejamento estratégico desalinhado, novas ideias passam batidas e não há inovação)

  • Ter custos altos (reposição de recursos)

  • Ter dificuldades em atrair e fidelizar novos mantenedores/parceiros

  • São mais suscetíveis às crises econômicas (corte de verbas)


Por que a sua ONG necessita de um planejamento estratégico?


Muitas vezes, as Ongs não sabem o tipo de ecossistema que estão inseridas, visto que o acesso à realidade da instituição é muito importante. Deste modo, conhecer essa perspectiva macro de “onde estamos gastando os nossos esforços?” é uma das questões mais delicadas para se refletir em conjunto com sua equipe. Sabe-se que muitos processos ainda são problemáticos, e mesmo assim, damos importância para aqueles que já estão em um bom andamento, deixando outros procedimentos prejudicarem os processos da instituição.


Aqui estão alguns processos que são importantes para sua ONG:


Gestão de Processos (saber os processos de “cabo a rabo”, além de focar em melhorias)

Gestão de Pessoas (cultura organizacional e relacionamento)

Planejamento de Marketing (divulgação de eventos para arrecadação e imagem da ONG)

Busca por Parceiras (oportunidade para encontrar possíveis mantenedores que se interessem pela causa da ONG)

Procura por Editais (na maioria das vezes as Ongs possuem direito sobre recursos financeiros, contudo elas não sabem)

Todas essas questões citadas acima são de extrema importância para as ONG’s, é por isso que nós estamos dispostos a te auxiliar nessa jornada.


Você está realmente fazendo um Planejamento Estratégico eficiente? A sua instituição está batendo metas e alcançando os objetivos esperados?


A Eixo Público Consultoria Jr pode te ajudar!


Nós da Eixo Público Consultoria Jr, estamos trabalhando para mudar essa perspectiva no setor público e ajudá-los em seus projetos, planos e novos desafios da gestão pública, auxiliando-os e analisando cada aspecto da sua instituição, para uma melhor gestão dos processos administrativos e afins.


SE INTERESSOU? QUER SABER MAIS? (SEM COMPROMISSO)


FAÇA UM DIAGNÓSTICO CONOSCO!


54 visualizações
Visite também nossas redes sociais!
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram