top of page
Buscar
Foto do escritorEixo Público

Orçamento e Finanças Públicas

Atualizado: 30 de jul.

O orçamento e financias públicas são assuntos que rodeiam o nosso dia a dia, mas que podem passar despercebidos para algumas pessoas. Juntos, desempenham um papel crucial para a estruturação de um país ao atender as necessidades de sua população, enquanto planejam o sucesso econômico da mesma. Vamos explorar esse assunto?



-Orçamento Público

Segundo o conhecimento popular, orçar está atrelado ao significado de fazer um calculo e apreciar a despesa. Contudo, para o meio público, a palavra está diretamente relacionada a qualquer previsão dos gastos ou despesas de uma atividade econômica, dentro de um determinado período de tempo. Nesse sentido, entendemos a importância de se realizar um orçamento público para promover a alocação eficiente dos recursos disponíveis dentro de um Estado e, consequentemente, atingir a ascensão da economia do país.

Como todo planejamento, esse processo também envolve diversas etapas que viabilizam o sucesso do mesmo. A elaboração, aprovação, execução, controle e avaliação, compõem o que chamamos de "Ciclo Orçamentário", resumido abaixo:


  • Elaboração: Envolve a preparação do plano plurianual da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual.

  • Aprovação: O orçamento é submetido ao Legislativo para debate e aprovação.

  • Execução: As despesas são realizadas conforme o orçamento aprovado.

  • Controle: Acompanhamento e fiscalização da execução orçamentária.

  • Avaliação: Análise dos resultados e desempenho das ações previstas no orçamento.


-Finanças Públicas

Sendo incialmente atribuída ao Chefe do Executivo e futuramente transferida para o Banco Central, o termo "Finanças Públicas" foi criado para englobar todos os atributos do crédito de um Estado, ou seja, suas despesas e receitas. O controle desses saldos pode indicar uma dificuldade financeira para o país, como no caso de uma dívida pública, ou uma oportunidade de investimento público, resultando em um possível crescimento econômico.


  • Receitas Públicas: são o resultado das diversas formas de arrecadação do governo e são utilizadas para financiar as atividades dos diversos âmbitos de sua sociedade. Elas englobam: receitas tributárias (impostos), receitas de contribuições (providência), receitas patrimoniais (rendimentos de ativos públicos), receitas industriais (atividades econômicas do governo) e receitas de serviços (pagamento de serviços públicos).

  • Despesas Públicas: as despesas públicas são os investimentos da receita, e se dividem em: despesas correntes (salários e manutenção) e despesas de capital (obras públicas e aquisição de bens duráveis).


Ao unirmos o orçamento público às finanças públicas, é realizado uma análise do melhor planejamento para a realocação dos recursos disponíveis, ou uma possível criação de políticas públicas, tudo isso visando o melhor para o desenvolvimento de uma sociedade, que deve acompanhar todo esse processo. Nesse sentido a transparência e honestidade, são tópicos essenciais para fortificar o sentimento de nação e de democracia.


Gostou do post? Conte para nós o que achou nos comentários. Estamos sempre em busca dos tópicos mais relevantes para vocês!


Texto por Luana Araujo Carvalho


Eixo Público Consultoria Junior.


Referências Bibliográficas

13 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Maria Eduarda  Vicente Souza
Maria Eduarda Vicente Souza
Jul 05

👏👏👏

Like
bottom of page