O orçamento e financias públicas são assuntos que rodeiam o nosso dia a dia, mas que podem passar despercebidos para algumas pessoas. Juntos, desempenham um papel crucial para a estruturação de um país ao atender as necessidades de sua população, enquanto planejam o sucesso econômico da mesma. Vamos explorar esse assunto?
-Orçamento Público
Segundo o conhecimento popular, orçar está atrelado ao significado de fazer um calculo e apreciar a despesa. Contudo, para o meio público, a palavra está diretamente relacionada a qualquer previsão dos gastos ou despesas de uma atividade econômica, dentro de um determinado período de tempo. Nesse sentido, entendemos a importância de se realizar um orçamento público para promover a alocação eficiente dos recursos disponíveis dentro de um Estado e, consequentemente, atingir a ascensão da economia do país.
Como todo planejamento, esse processo também envolve diversas etapas que viabilizam o sucesso do mesmo. A elaboração, aprovação, execução, controle e avaliação, compõem o que chamamos de "Ciclo Orçamentário", resumido abaixo:
Elaboração: Envolve a preparação do plano plurianual da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual.
Aprovação: O orçamento é submetido ao Legislativo para debate e aprovação.
Execução: As despesas são realizadas conforme o orçamento aprovado.
Controle: Acompanhamento e fiscalização da execução orçamentária.
Avaliação: Análise dos resultados e desempenho das ações previstas no orçamento.
-Finanças Públicas
Sendo incialmente atribuída ao Chefe do Executivo e futuramente transferida para o Banco Central, o termo "Finanças Públicas" foi criado para englobar todos os atributos do crédito de um Estado, ou seja, suas despesas e receitas. O controle desses saldos pode indicar uma dificuldade financeira para o país, como no caso de uma dívida pública, ou uma oportunidade de investimento público, resultando em um possível crescimento econômico.
Receitas Públicas: são o resultado das diversas formas de arrecadação do governo e são utilizadas para financiar as atividades dos diversos âmbitos de sua sociedade. Elas englobam: receitas tributárias (impostos), receitas de contribuições (providência), receitas patrimoniais (rendimentos de ativos públicos), receitas industriais (atividades econômicas do governo) e receitas de serviços (pagamento de serviços públicos).
Despesas Públicas: as despesas públicas são os investimentos da receita, e se dividem em: despesas correntes (salários e manutenção) e despesas de capital (obras públicas e aquisição de bens duráveis).
Ao unirmos o orçamento público às finanças públicas, é realizado uma análise do melhor planejamento para a realocação dos recursos disponíveis, ou uma possível criação de políticas públicas, tudo isso visando o melhor para o desenvolvimento de uma sociedade, que deve acompanhar todo esse processo. Nesse sentido a transparência e honestidade, são tópicos essenciais para fortificar o sentimento de nação e de democracia.
Gostou do post? Conte para nós o que achou nos comentários. Estamos sempre em busca dos tópicos mais relevantes para vocês!
Texto por Luana Araujo Carvalho
Eixo Público Consultoria Junior.
Referências Bibliográficas
MENDES, Conrado Paulino. A interpretação constitucional e o controle de constitucionalidade no Brasil. Revista de Direito Administrativo, v. 265, p. 191-212, 2014. Disponível em <https://periodicos.fgv.br/rda/article/download/47144/45720/94251>. Acesso em: 4 jul. 2024.
👏👏👏