Qual é o conceito de estrutura organizacional?
É importante comentar que estrutura organizacional é um conceito da administração, que visa mostrar como a instituição é organizada, seja por meio de divisão de tarefas, departamentos e até uma hierarquia, afim de atingir os objetivos da instituição.
Essa ferramenta vai além, é um instrumento para configurar o cenário administrativo afim de uma grande utilidade pelos gestores, sendo uma fonte para enxergar para onde estão indo os esforços por eles realizados e se todos estão alinhados com o planejamento da organização.
Exemplos da estrutura organizacional:
Como um exemplo bem claro de estrutura organizacional, temos a estrutura organizacional formal com organograma que visa dividir as atividades e departamentos, até com uma certa hierarquização de departamentos (um projeto precisa passar por todos os departamentos), mas também temos o sistema linear, onde o modelo de hierarquia é mais forte, onde apresenta a mais alta linha de comando e aqueles que apenas executam, outro modele de estrutura organizacional é o informal, neste a relação criada entre os membros é muito mais de parceria, onde cada membro tem suas tarefas claras e organizadas, mas não é apresentada uma hierarquia forte e mais burocrática como no modelo formal, os três tipos estão voltados a uma organização onde nenhum membro fique perdido, com tarefas mal alocadas, ou até sobrecarregado.
Dentro dos exemplos de estrutura organizacional, temos seus tipos que são:
· Territorial - por regiões, no caso de empresas geograficamente espalhadas. Exemplo: Região Sul, Região Norte.
· Clientes - por públicos. Exemplo: Infantil e Masculino.
· Processos - Algumas indústrias que são divididas entre Montagem, Pintura, Acabamento, e etc.
· Matriarcal - quando existem, hierarquicamente, dois departamentos a coordenar o trabalho de um.
· Mista – está relacionada quando misturam- se dois ou mais tipos de estruturas para se adequar à realidade da empresa e/ou do mercado.
· Projetos – Organizações com projetos temporários e profissionais que atuam por projeto, e não continuamente na mesma função.
· Funcional – é uma estrutura montada pela função de cada departamento. Exemplo: Departamento de Marketing, Departamento Financeiro, e etc.
Porque eu deveria aplicar esta ferramenta na minha organização?
A importância de uma estrutura organizacional está diretamente ligada a três níveis distintos e bem definidos que são: nível estratégico, nível tático e nível operacional.
No nível estratégico é conhecido como patamar hierárquico, cabe a este nível definir o que dever ser feito, por que e quando, o que se pretende alcançar, esclarecer as atividades que devem ser desenvolvidas. Esse nível também fica responsável por definir os objetivos a curto e longo prazo, o planejamento estratégico, e o relacionamento com o meio externo, buscando assim parcerias e definição do público alvo.
Já o nível tático ou gerencial está relacionado a estrutura organizacional de forma intermediária, logo ele define como devem ser feitas as atividades, como deve ser o processo para operacionalizar, o que se pretende, e ao mesmo tempo interagir, exercendo um papel de ligação com os outros níveis, afim de adequar as decisões tomadas nos níveis estratégicos.
O próximo nível é o operacional. Este nível tem a responsabilidade de fazer. É o nível que opera e faz o que precisa ser feito para atingir os objetivos da forma que foi estabelecida previamente, executar as tarefas básicas e de operações produtivas, financeiras, mercadológicas e informais.
Para um funcionamento adequado da estrutura organizacional, é preciso que a mesma seja muito bem planejada, organizada, definida, porém com possibilidades de correção quando houver necessidade de corrigir desvios que possam surgir, mas que estejam sendo acompanhados e avaliados.
Comments