Elementos da administração
Vivemos em uma sociedade de mudanças constantes e o mundo dos negócios reflete essa dinâmica de crescimento e inovação. Por isso, o ramo de administração se tornou tão popular, essa área é extremamente ampla e de importância significativa. Ela é conhecida como a peça chave para as organizações e está inserida em diversos contextos.
O administrador desempenha um papel de organização, liderança, planejamento e controle; tem a função, também, de definir metas, ajudar a alcançar objetivos e motivar a equipe. Para desempenhar essa função, são necessárias algumas habilidades, sendo elas técnicas e humanas. As habilidades técnicas incluem conhecimentos da área e estudo adequado sobre o ramo, por outro lado, as humanas são caracterizadas pela capacidade de comunicação e liderança de um grupo.
Além disso, um administrador deve possuir competências essenciais, como visão estratégica, habilidades de negociação e ética. Essas habilidades são fundamentais para analisar e prever o futuro da organização, negociar de maneira eficaz com diversos públicos e agir sempre com honestidade e responsabilidade.
Diferença entre administrador empresarial e público
A administração, como uma área muito ampla, pode ser dividida em dois setores: a administração empresarial e a pública. Apesar de apresentarem pontos semelhantes, esses dois segmentos têm algumas características distintas em relação a abordagens, objetivos e públicos que atendem.
A administração pública está relacionada aos órgãos públicos, política e economia de empresas públicas, a qual envolve governos e instituições estatais. O seu objetivo é atender as demandas coletivas que satisfaçam os interesses públicos de forma justa e eficiente. As estruturas e os processos são mais burocráticos, com regulamentações e controles mais rígidos, para garantir conformidade e responsabilidade.
A administração empresarial é focada no meio corporativo, tendo sua performance avaliada em retornos financeiros, como lucro líquido, retorno sobre investimento e crescimento de receita. As decisões tomadas na empresa são feitas a partir de análise de mercado, estudo de concorrência e tendências de consumo.
Áreas dentro da administração
Dentro desse ramo há diversas áreas, cada uma com características específicas e responsabilidades diferentes, no setor público e privado. Alguns exemplos podem ser vistos e explorados aqui:
Recursos Humanos: Recursos humanos, ou RH tem a finalidade de cuidar das questões internas da organização e gerenciamento dos funcionários, como feedbacks, treinamentos e remuneração;
Marketing e Vendas: A área de marketing e vendas tem a função de conhecer o mercado e os concorrentes, capaz de captar o público e promover as vendas do produto ou serviço;
Gestão de Projetos: A parte de projetos está ligada a coordenação e gerenciamento dos projetos para garantir que sejam concluídos no prazo e dentro dos objetivos estabelecidos;
Gestão de Políticas Públicas: Essa gestão está associada à criação e gerenciamento de políticas públicas eficientes capazes de atender os interesses coletivos.
Texto escrito por Manuela Superbia.
Gostou do conteúdo? Venha conhecer mais sobre os nossos serviços e fazer um diagnóstico conosco!
Comments