Concursos Internacionais

Diversas organizações têm promovido concursos internacionais que aceitam a candidatura, inclusive, de brasileiros. Contudo, devido à crise da pandemia do novo coronavírus, comparado aos anos anteriores, as oportunidades tiveram uma relativa redução.

Apesar disso, trata-se de oportunidades de se desafiar, se desenvolver e até ganhar prêmios que podem enriquecer seu currículo.

  • Green Talents

Promovido pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), essa competição internacional, que admite a participação de brasileiros, é focada em jovens cientistas de destaque que são ativos no campo do desenvolvimento sustentável e estão dispostos a colaborar com especialistas alemães e contribuir para a pesquisa de sustentabilidade na Alemanha.

 

Embora não ofereça uma premiação em dinheiro, como os demais concursos, a competição congratulou o vencedor com uma estada de três meses na Alemanha com tudo pago. A instituição alemã onde o premiado atua é de sua própria escolha. Além disso, o mesmo é convidado a participar do Fórum Virtual de Ciências e terá acesso exclusivo à rede Alumni da Green Talents.

  • The Intercultural Innovation Award

O Intercultural Innovation Award é uma parceria entre a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e o Grupo BMW. A iniciativa seleciona e apoia projetos inovadores que incentivam o diálogo intercultural e trabalham em direção a um mundo mais pacífico e socialmente inclusivo.

 

Destinado às organizações, a premiação é composta por um programa de construção de capacidade com o objetivo de fortalecer o seu trabalho. Para isso, ele é constituído em financiamento, treinamento e capacitação, suporte personalizado e mentoria.

 

Também é fornecido suporte a projetos bem-sucedidos, para que possam ser replicados em outros contextos ou ambientes onde possam ser relevantes. O apoio específico recebido dependerá das necessidades individuais dos projetos.

  • Global TFF Challenge

“Como alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050 em um planeta mais quente?” foi o tema deste ano do Global TFF Challenge. São admitidas as candidaturas de inovadores e empreendedores de todos os países. Aberto a todos os tipos de soluções, os participantes devem se juntar em equipes de duas a cinco com membros entre 18 e 40 anos.

 

A premiação incluiu US $30 mil, participação no TFF Academy, participação no TFF Summit Global, entre outros benefícios. Além disso, todos os participantes do TFF Challenge podem se inscrever em um dos seguintes tópicos para a chance de ganhar prêmios adicionais patrocinados pelos parceiros:

 

  1. Restaurantes resilientes – patrocinado pela Cargill

  2. Economia circular dos alimentos – patrocinado pela Danone

  3. Oportunidades de safra da próxima geração – patrocinado pela GFI APAC

  4. Nutrição na África – patrocinado pela DSM

  5. Inovação AgTech

  • 100+ Accelerator

A AB InBev, Coca-Cola Company, Colgate-Palmolive e Unilever se uniram para financiar e testar inovações sustentáveis em cadeias de suprimentos. Por isso, o 100+ Accelerator é destinado a empreendedores que desejam acelerar o progresso do mundo em direção a soluções sustentáveis.

 

A competição é aberta para empreendedores do mundo todo, sendo que os vencedores receberam um aporte de até US $100 mil para a execução do piloto, além de acesso a uma rede de mentores. Para participar, são elegíveis startups de sustentabilidade que contemplem as seguintes soluções:

 

  1. Embalagem circular

  2. Agricultura inteligente

  3. Gestão hídrica

  4. Ação climática

  5. Reutilização

  6. Corona Plastic-Free Challenge

  • Green Skills Innovation Challenge 2021

A Ashoka e o HSBC se uniram para realizar o primeiro Green Skills Innovation Challenge. A competição premiará 15 empreendedores sociais com até US $20 mil de subsídio de um fundo de prêmio total de US $230 mil.

 

Foram selecionados projetos de todo o mundo que auxiliem pessoas e comunidades com as habilidades necessárias para prosperar na transição para uma economia verde. Por isso, a organização busca por empreendedores sociais com empreendimentos que reconheçam:

 

  1. o poder da resolução múltipla: habilidades verdes que podem trazer um futuro inclusivo e sustentável, resolvendo a crise climática junto com os problemas sociais

  2. todos são necessários: à medida que os empregos ambientalmente prejudiciais são eliminados, as habilidades das pessoas podem ser reaproveitadas para setores de crescimento na economia verde.

  3. Os jovens são críticos: com habilidades verdes, os jovens em todo o mundo serão capazes de entrar na economia verde com confiança e prosperar.