Arrecadação de recursos ou busca por parceiros no terceiro setor.png

Como captar recursos para um negócio social?

Em primeiro lugar, os negócios sociais são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. Portanto, a ideia de focar em medidas que atinjam o público deve ser valorizada.

Entenda quais são os valores e visões do negócio social.

Conhecer o cliente é o primeiro passo de qualquer projeto, já que sugestões de arrecadação e parcerias devem ser feitas com aquilo que eles acreditam.

Definir o objetivo final para preparar o caminho. 

Esse ponto é sobre quais formas de arrecadação podemos fazer. 

As sugestões podem ser:
 

  • Captação de recursos privados: A doação por parte de empresas ou indivíduos. Exemplos: 

 

Editais (processos que selecionam organizações sociais para receber recursos financeiros), O processo é realizado por empresas que querem ajudar negócios sociais, mas, em vez de coletar ONG 's, eles lançam editais e os selecionados recebem uma meta estipulada de dinheiro. 

Financiamentos coletivos ou pontuais, os coletivos são o recebimento mensal de uma quantia X dos doadores e os pontuais são feitos para arrecadar naquele período. Mas, hoje em dia, é realizado por sites como “Vaquinha”.

  • Captação de recursos governamentais: Aqueles repassados do governo para as ONGs. Exemplos:

 

Leis de incentivo são leis específicas que permitem as empresas e as pessoas físicas doarem um valor para ter o abatimento fiscal.

  • Captação por geração de renda: Estratégias da organização para arrecadar verba. Exemplos:

Eventos para arrecadar verba, como apresentação de uma aula por parte de uma ONG ambiental. 

Produtos, como vender uma rifa com produtos doados. 

Marketing de causa, o negócio social fecha com uma empresa para ter sua imagem e a causa utilizada em alguma divulgação da marca empresarial, assim arrecadam dinheiro para o projeto. 

DICA: Aproveite o marketing digital

Focar em Marketing é uma das melhores saídas para saber o que seu público está apto a consumir, desse modo, pode ser trabalhado medidas que gerem o capital necessário para manter-se ativo como terceiro setor, assim garantir a captação por geração de renda.

E aí, ficou curioso para desenvolver mais dessas metodologias? Entre em contato com a Eixo Público, realizamos diversas capacitações envolvendo esses e outros temas!!! Está pronto para fazer parte de grandes resultados?

Gostou da dica? Siga a eixo nas redes sociais pra sempre se manter atualizado. 

@eixopublico

https://www.facebook.com/EIXOPUBLICO