Autoconsciência Emocional

Lidar com as nossas emoções pode ser bastante complicado quando não as conhecemos bem ou como controlá-las. Podemos melhorar esse cenário através da Autoconsciência Emocional, que consiste justamente em uma noção expandida de suas emoções em relação ao externo.

A relevância de atingir a Autoconsciência Emocional abrange diversas esferas da nossa vida. Sentimentos como tristeza, angústia e raiva podem atrapalhar nossas atividades diárias, além das nossas relações interpessoais dentro de casa, da faculdade ou do trabalho. Falando em trabalho, essa ferramenta também pode ser uma grande aliada em processos seletivos de empresas: ela te ajuda a conhecer seus pontos fortes e pontos a melhorar.

Mas afinal, como é possível atingi-la?

Através do estudo diário do seu comportamento, humor e rotina, desenvolvendo o pensamento crítico através de perguntas: O por que de eu agir dessa maneira, nessa determinada situação? Foi positivo? Foi negativo? Se atentando ao momento presente e como suas ações influenciadas pelas emoções afetam a você e as pessoas ao seu redor, é possível se conhecer e evitar impulsos, melhorando suas relações e a forma que lida com seus problemas. 

Gostou da dica? Siga a eixo nas redes sociais pra sempre se manter atualizado. 

@eixopublico

https://www.facebook.com/EIXOPUBLICO